abril 23, 2019

Goji Berry: O que é, Benefícios e Receitas




O que é Goji Berry?

Goji Berry é uma frutinha vermelha que vem tomando os corações das pessoas atualmente, mas suas propriedades curativas são conhecidas há milênios na China.  Há registros sobre sua importância no livro de medicina antiga “Trato de ervas e suas propriedades”, que dizem que seus frutos restauram depósitos de líquidos corporais, revitalizam a pele, acalmam o solo e fortalecem a visão. Em outro livro clássico, “Ervas e alimentos que curam”, diz-se que o Goji fortalece músculos e tendões, protege de doenças e aumenta a longevidade.  Mas quais são, de fato, seus benefícios e malefícios?

Propriedades do Goji Berry

A frutinha vermelha (que normalmente é encontrada na forma seca aqui no Brasil) é extremamente rica em vitamina C (cerca de 40x mais que uma laranja), Betacaroteno, vitaminas do complexo B, vitamina A, além de muitas outras substâncias antioxidantes, proteínas, aminoácidos e fibra alimentar.
Uma colher com 20g de Goji contém aproximadamente 80 calorias, e a recomendação de ingestão diária é de até 45g da fruta seca.

Benefícios do Goji Berry

Há inúmeros benefícios para a saúde trazidos pelo Goji, dentre eles:

·         Auxílio na perda de peso

Não há ligação direta entre o consumo de Goji Berry e a perda de peso, mas a concentração de vitamina C, fibras e minerais auxiliam no controle da alimentação, quando relacionado à uma dieta balanceada

·         Aumento da disposição para exercícios físicos

O Goji possui a capacidade de melhorar a utilização do oxigênio, o que faz com que a chegada do cansaço durante o exercício seja retardada, além de melhorar a circulação sanguínea, diminuir o tempo de recuperação após a atividade física e fortalecer o coração.

·         Melhora do humor e diminuição do cortisol

O cortisol, conhecido como hormônio do estresse, estimula o acúmulo de gordura, aumenta o apetite por alimentos calóricos e desacelera o metabolismo, dificultando a perda de peso. Com o consumo de Goji, há uma diminuição natural na liberação deste hormônio, facilitando o uso da gordura como fonte de energia para o corpo e diminuindo os efeitos indesejados do catabolismo muscular.
Além de diminuir a produção de serotonina, o Goji é rico em triptofano, que é associado ao aumento do prazer, bem estar e bom humor.

·         Melhora na libido

Além de atuar indiretamente na produção hormonal, o Goji, de acordo com a medicina chinesa, melhora a circulação e a produção de serotonina, condições que podem auxiliar na melhora da potência sexual.

·         Proteção do coração

O Goji é rico em beta-sisterol, que diminui a concentração de LDL (colesterol ruim) e impede a formação de placa de gorduras no interior dos vasos sanguíneos. Além disso, o consumo de Goji pode aumentar a concentração de HDL (colesterol bom) e diminuir a taxa de glicose.

·         Diminuição de celulites

O beta-sisterol, por possuir ação anti-inflamatória, pode ser eficiente na eliminação das pequenas inflamações que causam a celulite. E como o Goji é rico em fibras, sua ingestão facilita a eliminação de toxinas e diminui a concentração de gorduras características da celulite.

·         Melhora na visão

Os carotenoides, presentes em peso no Goji, são responsáveis pela prevenção de doenças que afetam a visão, como a catarata.

Contra indicações do Goji Berry

O Goji não é indicado para pessoas alérgicas a tabaco, nozes, tomate ou pêssego, pois a tendência a uma reação alérgica é grande.
Também não é indicado durante a gravidez, por possuir uma substância que causa contrações uterinas, podendo causar um aborto ou parto prematuro.
Além disso, se você ingere medicamentos, principalmente anticoagulantes, consulte o médico antes de começar a ingestão do Goji. Pessoas diabéticas ou hipertensas também devem consultar um médico antes de ingerir Goji.


Como consumir Goji Berry?

Existem várias formas de consumirmos o Goji. A minha favorita é colocando no iogurte depois de hidrata-lo por 10 minutos em água filtrada, mas também podemos ingeri-lo puro (como ingerimos uva passa ou qualquer outra fruta seca) ou em forma de chá, suco, e até em algumas receitas. Confira a seguir algumas receitas com Goji Berry


  • Suco de Goji Berry


Ingredientes:
·         400ml de água de coco
·         ½ xícara de Goji Berry

Modo de preparo:
Bater tudo no liquidificador em potência alta até a mistura ficar homogênea. Coar (caso haja necessidade) e passar para uma jarra. Consumir bem gelado.

  • Vitamina de Goji Berry


Ingredientes:
·         1/3 xícara de chá de Goji Berry
·         1 xícara de chá de água
·         1 colher de chá de gengibre ralado
·         1 xícara de chá de água de coco

Modo de preparo:
Hidratar a goji berry, deixando-a de molho na água por 10 minutos. Bater todos os ingredientes, com exceção da água de coco, até obter uma substância cremosa. Bater novamente com a água de coco e servir com gelo.


  • Salada de fruta com Goji Berry


Ingredientes:
·         5 morangos ou 1 maçã em cubos
·         1 colher de sopa de amêndoas ou castanhas
·         1 colher de sopa de linhaça ou gergelim
·         2 colheres de sopa de Goji Berry desidratado
·         1 pote de iogurte natural (opcional)

Modo de preparo:
Misturar todos os ingredientes e servir junto com a comida, ou, se preferir, adicionar um pote de iogurte natural e servir como sobremesa.

  • Bolo de Goji Berry


Ingredientes:
·         ½ xícara de chá de Goji Berry
·         1 xícara de chá de suco puro de laranja
·         2 xícaras de chá de farinha de trigo integral
·         2 xícaras de chá de açúcar mascavo
·         4 ovos
·         ¾ xícara de óleo (aprox. 150ml)
·         ¾ xícara de chá de iogurte natural
·         1 colher de sopa de fermento em pó
·         1 colher de chá de canela em pó

Modo de preparo:
Deixe o Goji imerso no suco de laranja por 15 minutos. Bata os outros ingredientes no liquidificador, unte a forma e espalhe a massa. Tire o Goji Berry do suco e salpique na massa ainda crua. Leve em forno médio por cerca de 30 minutos, confeite com açúcar e canela e sirva.

  • Smoothie de morango e Goji Berry


Ingredientes:
·         200ml de água de coco
·         1 banana congelada
·         ¼ xícara de morango
·         3 colheres de sobremesa de Goji Berries

Modo de Preparo:
Bater tudo no liquidificador e servir

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2016 Vida depois dos 25 , Blogger