setembro 26, 2018

Pinceis de maquiagem - guia básico


Para fazer uma boa maquiagem, como vimos aqui, precisamos de um bom material de apoio, ou seja, pinceis! Não que eles sejam obrigatórios, tem muita gente que se maquia super bem com os dedos, ou até com esponjinhas mas, para mim, nada supera os pinceis.
Quando pensamos em pinceis, automaticamente vem à mente a imagem daqueles kits maravilhosos (e caros), não é? Mas hoje estou aqui para mostrar que não precisamos perder um rim para ter pinceis ótimos, além de contar pra quê serve cada um.

× Pinceis para base ×


Temos o pincel língua de gato (que eu não sou muito fã, pois deixa o acabamento bem riscadinho e marcado), que parece, de fato, uma língua de gato. Caso você opte por ele, aplique a base com movimentos em X no rosto, para tentar deixar o acabamento menos marcado.

Temos também o duo fibre (que eu também acho que deixa a pele marcada, por ser um pincel com cerdas muito leves), que mistura cerdas sintéticas e naturais. A aplicação da base deve ser feita em batidinhas, e a cobertura é leve.

Meu favorito para sempre é o kabuki que, por ser denso e com bastantes cerdas, deixa a cobertura perfeita. A dica que eu dou para a aplicação ficar perfeita é espalhar com batidinhas e leves arrastadas.

Seja lá qual dos pinceis escolher usar, sugiro que aplique a base em pequenas quantidades pelo rosto, e use o pincel somente para espalhar. Quando aplicamos a base no pincel, ele absorve boa parte do produto, e ninguém aqui quer jogar base fora, né?

× Pinceis para corretivo ×

Quando falamos de corretivo, sou adepta do uso do dedo, mas às vezes acabo cedendo para o pincel. E como seria um pincel de corretivo?

Podemos usar um língua de gato (igual ao da base mesmo), um língua de gato em miniatura, ou até um kabuki em miniatura. (os dois últimos na imagem acima)

× Pinceis para pó, blush, iluminador e bronzer ×

Os pinceis usados para os "secos" são muito parecidos. A maior diferença entre eles é que o pincel para pó é bem mais gordinho do que os outros. Todos apresentam as cerdas num formato de "bolinha", podendo também ser chanfrados.

Obs.: Eu, particularmente, adoro usar aquele pincel vassourinha beeeeem gordinho pra fazer contorno e o mais fininho pra passar iluminador.

× Pinceis para sombra ×


Eles existem em diferentes formatos e tamanhos, e todos têm a mesma função: deixar seu olho colorido. Se a situação estiver precária (alô, crise), eu super recomendo ter um reto (tipo um língua de gato, mas mais larguinho) e um de esfumar (um com as cerdas arredondadas e beeeeem fofinho)

× Pinceis para delineado e sobrancelha ×


Basta UM pincel para você conseguir fazer as duas coisas: um pincel chanfrado bem fininho. Há também a opção de um pincel fino, parecendo uma ponta de caneta, para fazer delineados, mas se a crise falar mais alto, o chanfrado dá conta dos dois. Só não esqueça de limpar beeeeeeem o pincel caso use o mesmo para as duas funções, afinal, ninguém merece sair por aí com a sobrancelha preta.


COMO INVESTIR EM UM KIT EFICIENTE 

Eu posso me considerar a louca dos pinceis (cento e vinte e alguns, e contando), e levei anos para chegar à quantidade que tenho hoje. Se me perguntarem se uso todos, posso afirmar que mais da metade fica guardada no estojo dentro da maleta em cima do armário, então não precisa se desesperar achando que quanto mais, melhor.
Sabemos que pincel não é uma coisa barata, mas indico de olhos fechados os pinceis da macrilan que, pra mim, são extremamente baratos e maravilhosos! (alô macrilan me patrocina). Às vezes é legal comprar um ou outro em lojas de maquiagem, onde eles costumam ser um pouquinho mais caros.
Mas, se você não tem muita grana pra investir, vou te dar meu segredo nesse momento. Pega o lápis, o papel, e anota aí: ALIEXPRESS. É isso mesmo, já perdi as contas de quantos pinceis da China eu tenho. Certeza que mais da metade veio de lá. Mas como ter certeza de que o pincel é bom? Leia os comentários de quem já comprou! Todas as vezes eu fiz isso, e nunca me decepcionei. Demora um pouco pra chegar, obviamente, mas você acaba gastando o mesmo que gastaria em 3/4 pinceis em lojas nacionais, comprando um kit com 24.
Então, acho que compartilhei tudo o que havia na caixola sobre pinceis com vocês, deixe um comentário dizendo o que achou, me conta onde você compra seus pinceis e qual a sua marca favorita!

9 comentários:

  1. Seu guia está ótimo e muito bem explicado!
    Eu sou bem perdida no assunto e conheço alguns bem básicos! Assim fica até mais fácil na hora de montar um kit!

    Beijo!
    www.coresdovicio.com.br

    ResponderExcluir
  2. Pinceis são itens indispensáveis na hora de fazer a make, você explicou detalhadamente sobre esse assunto muitas vezes a gente usa os pincéis e não sabe qual o pincel certo pra usar, gostei muito de saber bjs.

    ResponderExcluir
  3. Acabei com todas as minhas dúvidas de pincéis de make agora! Amei!

    ResponderExcluir
  4. Eu sou a louca da base, já cheguei a ter uma coleção enorme, hoje em dia tô mais tranquila kkk mas pincel é uma perdição.

    Nunca achei um chanfrado para chamar de meu <3 Pincel é muito feelings né? até vc achar o que você mais gosta.

    https://thereviewbooks.com.br/
    @thereviewbooks | #thereviewbooks

    ResponderExcluir
  5. Adorei as suas dicas de pinceis, um bom pincel aplicado de forma correta faz a diferença.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  6. Olá, como vai?
    Eu não sou muito chegada em maquiagem, mas eu sempre quis aprender um pouco mais sobre. E agora, me deparando com a tua publicação, já deu uma sacana. Adorei os pinceis, e saber assuas funções! Parabéns pela explicação.

    Beijinhos || Utopia
    www.utopiavk.blogspot.com

    ResponderExcluir

Copyright © 2016 Vida depois dos 25 , Blogger