setembro 21, 2018

Penne ao molho de toscana

Quem mora sozinho sabe que às vezes a gente não tem saco pra fazer nada elaborado, e às vezes nem mesmo tempo. E, para não apelar para fast food ou macarrão instantâneo, às vezes "inventamos" coisas. Pegamos tudo o que tem na geladeira e colocamos nosso lado masterchef pra trabalhar. E foi assim que surgiu essa receita aqui em casa. Estávamos caindo de fome, os dois exaustos e sem saco pra ir pra cozinha, então apelamos pro prático: macarrão.
"Ah, amor, faz um molho pro macarrão". E o que é que eu não faço por Pedro Antônio? Comecei a procurar na geladeira e lembrei que tínhamos comprado linguiça Toscana. "Vai ser com isso aqui mesmo", pensei, e coloquei a mão na massa. Essa receita nos acompanha há alguns meses, inclusive a fizemos na noite passada, e a cada vez que fazemos, a aperfeiçoamos. Quer saber como fazer? É só continuar lendo!


Você vai precisar de:

  • 250g de penne (fica bem bom com espaguete também)
  • 3 linguiças toscanas
  • ½ cebola
  • 2 colheres de sopa de extrato de tomate 
  • água
  • Sal à gosto
  • Pimentas: cahiena, do reino e calabresa (caso você não goste de comida picante, pode trocar as pimentas pelo tempero de sua preferência.)
  • Gordura (pode ser óleo, azeite, manteiga, margarina, banha, o que você quiser) 
  • Salsinha pra decorar (ou qualquer outro marinho que você tiver em casa)
  • Queijo parmesão ralado

Modo de preparo:

Antes de qualquer coisa, coloque uma panela com água no fogo para cozinhar o macarrão e, enquanto ela esquenta, vamos para o molho. 
Você vai precisar tirar a carne da linguiça de dentro daquela "pele" e cortar em pedaços pequenos, ou pode destroçar com a mão também. Depois disso, coloque uma panela no fogo pra ir esquentando (deixe o fogo baixo sempre) enquanto pica a cebola.
Quando a panela esquentar, coloque a gordura e espere alguns segundinhos pra ela esquentar também, então jogue a cebola e cuide até que ela fique transparente. 
Logo em seguida, jogue a linguiça e todos os temperos que você escolheu, misturando bem pra pegar o gosto enquanto a linguiça frita. 
Quando notar que a linguiça começou a ficar fritinha, coloque o extrato de tomate e a água, misture bem e prove. Caso o molho esteja ácido, coloque um pouquinho de açúcar (a quantidade você decide. Coloque aos pouquinhos e vai provando). Aumente o fogo para médio e deixe fervendo por uns 5 minutos.
A essa altura, a água do macarrão já deverá ter fervido, então o jogue na água e coloque uma colher de sopa de sal. Deixe cozinhar por cerca de 8 minutos (não faça como eu, que preciso provar o macarrão a cada segundo porque esqueço de contar o tempo).
Quando o macarrão estiver cozido, escorra-o e sirva-o no prato, colocando o molho por cima, logo em seguida o queijo e a salsinha. E aí é só aproveitar!

Gostou da receita? Deixe seu comentário abaixo me contando o que você achou, deixe também sugestões de receitas pra eu testar e vir mostrar aqui. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2016 Vida depois dos 25 , Blogger