setembro 20, 2018

Não sei me maquiar, e agora?

Maquiagem é essencial para muitas pessoas hoje em dia e, mesmo com a facilidade cada vez maior de adquirir produtos e até técnicas de aplicação, muita gente ainda tem pavor dos pinceis. Mas vamos mudar essa ideia. Eu não sou lá a maior expert do mundo, então vejam esse post como uma dica de amiga que está no mesmo barco que você.
Existem algumas coisas essenciais pra uma boa maquiagem, e vou dar dicas de produtinhos bons e baratos (boa parte deles, eu juro) que podem salvar nossas vidas. Além disso, vamos acompanhar alguns passos para ter uma pele maravilhosa depois da make.

1. Pele limpa

É muito importante limpar a pele antes e depois de usar maquiagem. Um sabonete e um tônico fazem um ótimo time nesse passo.

2. Pele hidratada

Além de limpa, a pele deve estar sempre hidratada para que a maquiagem fique perfeita. Se a make for durante o dia, usamos um combo hidratante+protetor solar. À noite, podemos usar apenas o hidratante.

3. Primer 

Para começarmos a maquiagem, é bom usar um primer. Mas, e se eu não tiver? Há algumas alternativas ótimas, como a água termal ou até mesmo o gelo.

4. Corretivo

Eu gosto de começar a maquiagem usando um corretivo colorido nas olheiras e nas manchinhas, pra disfarçar melhor quando a base entrar em cena. É válido investir em uma paleta de corretivos, encontramos várias super em conta no mercado.

5. Sobrancelha

Vamos combinar que uma sobrancelha bem feita muda a vida de qualquer mulher, né? Mas sabemos que às vezes a vida não colabora, e acidentes acontecem. Quem nunca ficou com um buraco na sobrancelha por ter tirado um pelinho a mais sem querer? Parece o fim do mundo, mas há solução: MAQUIAGEM!
Fazer a sobrancelha ficar natural com maquiagem não é difícil. Se eu aprendi, qualquer um aprende. Você só precisa de uma sombra marrom (o tom vai depender do tom dos seus fios, e eu prefiro usar tons frios de marrom), um pincel chanfrado, e corretivo do tom da sua pele, no máximo 1 tonzinho mais claro. Aí é só cobrir as falhas, delimitar com corretivo, e tcharaaaaam, tá princesa.

6.Base

Uma base boa nem sempre é uma base cara. Vale pesquisar qual o tipo ideal pra seu tipo de pele, e não podemos errar na cor. Uma boa dica é ir à uma loja especializada e testar o mostruário no cantinho do rosto, bem na linha do maxilar, pra ver se o tom é o mesmo que o da sua pele, e depois, sabendo seu tom, pode comprar pela Internet (o que quase sempre é mais barato).

7.Contorno/Iluminação

Para que servem o contorno e a iluminação? O primeiro, para disfarçar, o segundo para destacar. Sabe aquela papadinha, aquele nariz não tão fino quanto a gente gostaria, a bochecha grande demais? Tudo isso podemos disfarçar com o contorno. E como fazemos isso? Sabe aquela paletinha de corretivo que falei lá em cima? Pois então: pegue um tom mais escuro que sua pele (não muito, pelo amor de Deus) e passe nas partes que você quer "esconder", e aí é só esfumar e pronto. 
Mas, e a parte do destaque? Normalmente destacamos a área abaixo dos olhos, pontinha do nariz, arco do cupido e o meio da testa, bem pertinho da junção das sobrancelhas. O passo a passo é o mesmo do contorno, não tem erro.
Mas e se eu não tiver uma paleta de corretivo? Calma! Nem tudo está perdido. Você pode fazer o contorno com bronzer, um pó num tom mais escuro, sombra marrom, até com chocolate em pó se a situação estiver crítica! E a iluminação? Podemos usar um pó num tom mais claro, um iluminador em pó (eu amo, inclusive), sombra perolada... O que der pra adaptar, adaptamos.

8. Pó

Existem vários tipos, marcas, apresentações... Mas é muito importante usar o pó pra não passar a maquiagem pra qualquer lugar que encostarmos. Eu, particularmente, prefiro usar o pó translúcido, principalmente quando faço contorno/iluminação com corretivo. O pó translúcido é branquinho, e se adapta a qualquer tom de pele (tá aí porque eu adoro, não corro o risco de errar no tom). Mas também não dispenso o pó com cor, e pra acertar na cor, podemos fazer o mesmo teste da base.

9.Bronzer

O bronzer serve pra fazer o contorno do rosto, caso não o façamos com o corretivo. Além disso, dá uma corzinha de verão maravilhosa na pele. Usamos ele nos mesmos lugares do contorno, e precisamos esfumar bastante pra não ficar muito artificial.

10. Iluminador

Vamos falar brevemente do iluminador. Ele serve pra dar aquele ar de pele saudável, sabe? Temos iluminadores em várias texturas e, se não escolher em pó, use logo depois da base. O iluminador deve ser usado com bastante cuidado (as áreas eu já falei lá em cima, né? Só troco "abaixo dos olhos" por "ossinho da maçã do rosto") para não ficar parecendo uma pele oleosa. O truque é passar moderadamente (se for líquido, em creme, gel, etc.) e soprar o pincel antes de passar no rosto (se for em pó)

11. Blush

Quem nunca usou um blush na vida? Toda criança usou em festa junina, pra fazer aquela bolotinha rosa por baixo das pintinhas, né? Mas não é assim que queremos andar na rua no dia a dia, com certeza. E qual o truque para não exagerar no blush? O mesmo do iluminador: dê uma sopradinha no pincel antes de passar e tá tudo certo.
O blush, assim como o iluminador, também pode ser usado em outras texturas, apesar de em pó ser a mais usada. Caso o seu não seja em pó, basta aplicar logo após a base.

12. Olhos

Depois de a pele estar toda pronta, continuamos parecendo fantasmas, não é mesmo? É porque os olhos estão implorando para não serem esquecidos. Eu, particularmente, tenho um trio muito prático para o dia a dia: sombra marrom clara, lápis (preto ou marrom) e máscara de cílios. Com esse trio, os olhos ficam destacados mas, ao mesmo tempo, ficam bem neutros. 
A sombra deve ser passada por toda a pálpebra móvel, até o côncavo, e bem esfumada pra não ficar marcada.  O lápis não deve ser passado na linha d'água caso você não queira diminuir o olhar, e sim rente aos cílios inferiores. A máscara, para finalizar, deve ser passada tanto nos cílios superiores, quanto nos inferiores.

13. Batom

Para finalizar a make, usamos sempre um batonzinho, não é mesmo? Ele pode ser cremoso, pode ser matte, opaco ou brilhoso, claro ou escuro, ou até um glosszinho. O importante é não esquecer! 



Se mesmo depois dessas dicas, você continuar perdida, que tal investir num curso online? É prático, você nem precisa sair de casa. Eu mesma já fiz alguns, e me ajudaram bastante. Vamos às opções?


4 comentários:

  1. Como faço para disfarçar as minhas olheiras?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pai, no seu caso, infelizmente, só com um preenchimento. Vamos aceitar essas olheiras e orar pras minhas não ficarem assim quando eu crescer, amém.

      Excluir
  2. Menina, amei as dicas!!!

    Pensando seriamente num curso on line, gostaria muito de fazer um curso de automaquiagem!!!

    bjks
    #ClickFB
    http://www.sociedadedoesmalte.com.br/2018/10/aquiver-picture-polish.html

    ResponderExcluir
  3. Make básica é tudo de bom, haha. Eu faço minha maquiagem com o pouco que sei e adoro o resultado. Beijos

    ResponderExcluir

Copyright © 2016 Vida depois dos 25 , Blogger